Objetivo:
O objetivo é tratar dos fundamentos relacionados ao Braile e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem.
Público alvo:
Professores e trabalhadores da educação.
Carga horária:
70 horas
Conteúdo programático:
MÓDULO I - NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE I
História do sistema Braille. A comunicação e a relação interpessoal com o deficiente visual.
MÓDULO II - NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE II
Braille para a alfabetização e aquisição da leitura e escrita. Sorobã/Soroban. Técnicas e
recursos adaptados aos alunos cegos e com baixa visão. Orientação e Mobilidade.
Educação e Inclusão de Alunos com Deficiência Visual e Baixa Visão
MÓDULO III - COMPREENDENDO DEFICIÊNCIA VISUAL
A deficiência visual através dos tempos; Sistema e Função visual - Conceituação de Deficiência Visual. Principais patologias e prevenção da deficiência visual na infância;
Desenvolvimento visual e aprendizagem;
Metodologia de avaliação clínico-funcional da visão; Adaptação de recursos ópticos e não-ópticos específicos.
MÓDULO IV - ESTIMULAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Programa de estimulação visual e intervenção precoce na abordagem pedagógica;
Orientação e Mobilidade; Procedimentos Didáticos - Metodológicos. Sala de Atendimento Educacional Especializado. Recursos tecnológicos: acesso à comunicação e informação.
MÓDULO V - ALFABETO BRAILLE
Técnicas de Leitura e Revisão do Sistema BRAILLE
Observações e normas de Aplicação do BRAILLE: sinal de letras maiúsculas
Escrita BRAILLE em contexto informático: símbolos Informáticos usados. Letras;
Algarismos; Sinais; Pontuação.
MÓDULO VI - PERSPECTIVAS
Técnicas, procedimentos, metodologia, oportunidades, criatividade. Preparação;
Empreendedorismo; Mercado de trabalho.