ESPECTRO AUTISTA: NOVAS PERSPECTIVAS

Objetivo:

O objetivo é tratar dos fundamentos relacionados ao AUTISMO no

processo de ensino aprendizagem.

Público alvo:

Professores e trabalhadores da educação.

Carga horária:

80 horas

Conteúdo programático:

MÓDULO I - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

Introdução ao Transtorno do Espectro Autista – TEA: Definição, critérios diagnósticos,

características clínicas e comportamentais. Modelos explicativos: Teoria da Mente,

Teoria da Coerência Central e Funções Executivas, Comunicação e Linguagem: Alteraçõese Intervenção no TEA, Atenção Compartilhada e Identificação Precoce de Risco para TEA.

MÓDULO II - AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO

Avaliação e identificação do TEA. Abordagens Terapêuticas: Modelos Educativos e

Programas de Intervenção, Terapia Comportamental em TEA. Atuação transversal da

Assistência Social, Educação e Saúde.

MÓDULO III - INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL

Protagonistas dos processos de ensinar e do aprender no cenário do TEA (Papel da

Família, da Escola e da Sociedade. Inclusão escolar, amparo legal e exercício de direitos da pessoa com TEA. Atividades lúdicas e estratégias de ensino na presença de TEA.

MÓDULO IV - PERFIL E CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Saúde do educador especial ou profissional que atua na área da deficiência e

Transtornos Globais do Desenvolvimento. Relações Interpessoais. A subjetividade dos

processos de Inclusão.


SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES


whatsapp