Objetivo:
O objetivo é tratar dos fundamentos relacionados ao AUTISMO no
processo de ensino aprendizagem.
Público alvo:
Professores e trabalhadores da educação.
Carga horária:
80 horas
Conteúdo programático:
MÓDULO I - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista – TEA: Definição, critérios diagnósticos,
características clínicas e comportamentais. Modelos explicativos: Teoria da Mente,
Teoria da Coerência Central e Funções Executivas, Comunicação e Linguagem: Alteraçõese Intervenção no TEA, Atenção Compartilhada e Identificação Precoce de Risco para TEA.
MÓDULO II - AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO
Avaliação e identificação do TEA. Abordagens Terapêuticas: Modelos Educativos e
Programas de Intervenção, Terapia Comportamental em TEA. Atuação transversal da
Assistência Social, Educação e Saúde.
MÓDULO III - INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL
Protagonistas dos processos de ensinar e do aprender no cenário do TEA (Papel da
Família, da Escola e da Sociedade. Inclusão escolar, amparo legal e exercício de direitos da pessoa com TEA. Atividades lúdicas e estratégias de ensino na presença de TEA.
MÓDULO IV - PERFIL E CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Saúde do educador especial ou profissional que atua na área da deficiência e
Transtornos Globais do Desenvolvimento. Relações Interpessoais. A subjetividade dos
processos de Inclusão.