Objetivo:
O objetivo é tratar dos fundamentos relacionados a LIBRAS no processo de ensino aprendizagem.
Público alvo:
Professores e trabalhadores da educação.
Carga horária:
80 horas
Conteúdo programático:
MÓDULO I - LINGUÍSTICA APLICADA
Fundamentos de conceitos das áreas de pedagogia e psicopedagogia, como
educação/instrução; Saúde e doença; Princípios da educação do século XXI, postulados pela UNESCO; Histórico da integração dos surdos através de LIBRAS; Linhas Gerais do encaminhamento legal dos direitos dos indivíduos portadores de necessidades especiais.
MÓDULO II - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento e aprendizagem – inter-relações e especificações; desenvolvimento humano - processos básicos de maturação; desenvolvimento na primeira infância;
linguagem e cognição; desenvolvimento: intelectual, cognitivo, afetivo, psicomotor, social e da personalidade; aprendizagem humana; fatores influenciadores do processo ensino/aprendizagem: pensamento/linguagem/motivação/emoção: a relação professor/aluno; a relação entre pensamento e linguagem; principais estruturas da psicologia: ego, id, superego, transferências, complexos e sublimação.
MÓDULO III - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Alternativas pedagógicas no atendimento educacional especial. Conhecimento das
especificidades dos Histórico da Educação Especial; Aspectos funcionais da Educação
Especial; A problemática da deficiência auditiva; O desenvolvimento do olhar sobre as
diferenças; A escola inclusiva; Adaptações curriculares.
MÓDULO IV - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS PATOLOGIAS.
Aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. Conceito de
Deficiência Auditiva. Análise do processo histórico da educação dos surdos. Perspectiva Bilíngüe. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia.
Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais;
Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.
MÓDULO V - LIBRAS I
Conceito; Legislação; Histórias de surdos; noções de língua portuguesa e linguística; Parâmetros em libras; noções linguísticas de libras; sistema de transcrição; tipos de frases em libras; incorporação de negação.
MÓDULO VI - LIBRAS II
Teoria de tradução e interpretação; classificadores de LIBRAS; técnicas de tradução da libras/português; técnicas de tradução de português/libras. Culturas Surdas/
Identidades Surdas; Batismo do sinal pessoal.
MÓDULO VII - LIBRAS III
Conteúdos básicos de libras; expressão corporal e facial; alfabeto manual; gramática de libras; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; localização de nomes; percepção visual; profissões; funções e cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicação;
Famílias e relações entre os parentescos; vestuário; alimentação; objetos; valores monetários; compras; vendas; medidas, Alfabeto manual (datilologia); Apresentação pessoal e cumprimentos; Saudações formais e informais; Numerais cardinais e numerais para quantidades; Advérbio de tempo; dias de semana; calendário/ano; Material escolar;
Sinais relacionados ao ambiente escolar; Cores; Pessoas; Coisas; Animais; Meios de transportes. Estados do Brasil e suas culturas; diálogos.