FAT realiza Noite de Negociações e Vendas com acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis 

Notícias

15/06/2021

FAT realiza Noite de Negociações e Vendas com acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis

Compartilhe


FAT realiza Noite de Negociações e Vendas com acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis

A Noite de Negociações e Vendas da FAT – Faculdade e Escola de Tapejara aconteceu neste mês, com os acadêmicos no nível V dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A iniciativa faz parte da disciplina de Negociações e Vendas, e possibilita que o estudante coloque a teoria aprendida em sala de aula na prática.

Os acadêmicos organizaram todo o processo de criação de uma empresa, após montaram na parte externa da FAT, as ‘empresas’ de vários seguimentos e comercializaram para os estudantes, professores e público em geral.

“Além de promover a interação do conhecimento a atividade possibilitou a aplicação prática. Relacionando conceitos de planejamento estratégico, estratégias de marketing para divulgação da feira, precificação dos produtos a fim de obter lucro, realização de pesquisa de mercado com os alunos do campus, sobre a aceitação do produto que eles escolherem, definição de cargos e funções de cada membro do grupo, alcance das metas individuais e da turma toda e volume de vendas”, explica a professora que coordenou o projeto, Lidiane Cássia Comin.

O setor alimentício dominou a feira de negociações, não só no número de empresas, mas também na venda. Como é o caso da empresa de mini pizza, que em menos de 1h conseguiu atingir a meta estabelecida na elaboração do projeto.  

“Tínhamos como meta vender 50 mini pizzas, iniciamos com uma pré-venda online e presencial às 19h30min, mas quando era 20h10min já havíamos vendido todas. Pelo aprendizado, pensamos que se tivéssemos estipulado uma meta maior teríamos atingido. A gente sai satisfeito com a nossa Noite de Negociações e Vendas, pois achávamos alta a nossa meta inicial, mas como acabamos vendendo muito mais acreditamos que foi tranquilo”, explica Augusto Rebeschini. 

“Aprendemos a trabalhar nosso melhor, realizamos todas as etapas de uma empresa, desde a criação, estudar o mercado, traçar metas, marketing, divulgação, abertura, a venda e pós-venda, foi a logística total da empresa. Estamos prontos para investir em uma pizzaria”, fala em tom de brincadeira o acadêmico João Luiz Sbeghen Melara.

Mas a Noite de Negociações da FAT também teve acadêmico que aproveitou o espaço para apresentar sua própria empresa. Guilherme Carra, aliou o aprendizado em sala de aula, os colegas e na hora de elaborar o projeto decidiram apresentar a empresa em que ele está iniciando no setor de brindes personalizados.

“É muito legal essa parte de colocar na prática a teoria que a gente aprende em sala de aula. Essa junção é fundamental, pois não adianta só saber na teoria e chegar na hora e não saber conversar com o cliente ou não saber expor o seu produto. Acho que a Noite de Negociações foi muito interessante para a formação. Porque se a gente não for em busca de nossas metas, nada vem de graça. Usamos o espaço para divulgar o nosso trabalho, a divulgação é o principal meio de comunicação para venda, e nós usamos todos os meios digitais. Conseguimos ter boa venda, com vários pedidos de orçamento também, nosso objetivo foi cumprido”, destaca Guilherme.

A acadêmica Marina Coronetti também se surpreendeu positivamente com os resultados do projeto.

“Estamos bem felizes, nem imaginávamos. Colocamos todos os passos de negociações  em prática. Nossa primeira negociação iniciou com o fornecedor.  É na prática que se aprende, teve pessoas que perguntaram: por que eu devo comprar de vocês e não de outros? É esse tipo de situação a gente não tem na teoria”, analisa Marina.

Os resultados financeiros obtidos pelos alunos, das vendas realizadas na Noite de Negociações e Vendas da FAT, serão destinados para doações e projetos dos acadêmicos.  

Compartilhe




whatsapp