FEIRA INOVA: Uma geração empreendedora que busca tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social 

Notícias

30/06/2021

FEIRA INOVA: Uma geração empreendedora que busca tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social

Compartilhe


FEIRA INOVA: Uma geração empreendedora que busca tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social

Inovação, tecnologia, sustentabilidade, mobilidade, responsabilidade social, bem-estar e muito empreendedorismo, tudo isso foi encontrado em um só local: na Feira Inova FAT, realizada nesta segunda-feira, 28, na FAT – Faculdade e Escola de Tapejara.

A noite fria, deu espaço para as apresentações das novas ideias. A abertura da Feira Inova ficou por conta da diretora geral da FAT, Milena Berthier Bandeira, entre os visitantes do evento estavam o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff – BIG, o Secretário da Indústria e Comércio, Marcio Canali, empresários, professores da FAT e acadêmicos.

Milena avalia que os acadêmicos estão no caminho certo, ao entender as mudanças no perfil do consumidor, que está cada vez mais consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais.

 “Cada vez mais o mercado necessita de produto e serviços que ofereçam soluções aos consumidores. A Feira hoje mostrou a capacidade que os alunos tem em serem criativos, pensarem em negócios possíveis de serem realizados, colocados em prática e gerando resultados. Mas acima de tudo, promovendo benefícios que vão além da lucratividade, como questões ambientais, conscientização, fins sociais, compreendendo o contexto da sociedade que existe hoje e uma perspectiva de um consumidor mais consciente. Os alunos estão de parabéns pela dedicação, esforço e resultados que apresentaram”, diz Milena.

O prefeito BIG, visitou todos os stands dos grupos, ouviu atentamente as apresentações e aproveitou para dar algumas sugestões.

 “Parabenizar a FAT por incentivar que os alunos possam participar de uma Feira que possibilita criar ideias e negócios. Todos eles chamam muita atenção, estão voltados a sustentabilidade, a proteção do nosso meio ambiente, acessibilidade, cuidados com a saúde, causas sociais, mercado que atende pets, também aplicativos que buscam a praticidade no atendimento do setor da alimentação, outro destaque é o carregador de celular com a energia solar, muito positivo, pois é uma energia limpa. Estão de parabéns todos os alunos e com certeza todos saem ganhando com isso”, destaca o prefeito.

A Feira Inova teve como tema neste ano Quanto Vale Uma Ideia? e foi promovida pelos acadêmicos do III nível de Administração e Ciências Contábeis. Entre os projetos apresentados estava o grupo da acadêmica Micheli Lucion, que trouxe tecnologia e sustentabilidade em apenas um produto.

 “O evento é muito bom para o conhecimento. Para desenvolver o projeto tivemos que correr atrás de todos os processos. Apresentamos um carregador de celular fotovoltaico - em que ele irá captar a energia solar-, para ser usado em eventos. É um projeto muito bom, bastante elogiado e a gente pretende tirar do papel e colocar em prática”, explica Micheli.

Os acadêmicos estão trabalhando desde início de fevereiro, na elaboração dos projetos, na disciplina de Empreendedorismo, que tem como responsável a professora Lidiane Comin.

"A Feira Inova nasceu com a proposta de promover uma visão mais empreendedora, quebrar alguns paradigmas sobre o processo de empreender, de buscar inovar em uma ideia de negócio, principalmente em negócios que agregue valor aos envolvidos. Inicialmente era uma apresentação, no entanto, ao amadurecer a ideia, trabalhamos de maneira mais extensa durante o semestre, sendo possível aos alunos explorar conceitos de outras disciplinas para agregar ainda mais à atividade. Houve um grande aprendizado não apenas na disciplina de empreendedorismo, mas também nas demais disciplinas trabalhadas. A ideia desta atividade é promover um espaço de interação com a comunidade e empresários, para que juntos possam pensar diferente, explorar ideias analisadas de maneira mais crítica, para quem sabe no futuro, termos novos negócios que surgiram a partir deste espaço acadêmico”, explica a professora coordenadora da Feira Inova FAT.

 

Compartilhe




whatsapp